Sábado, 5 de Abril de 2008

Rio não sabe se vai gostar do novo mercado

 

    O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, admitiu, anteontem à noite, que não sabe se vai gostar do novo Bolhão, após as mudanças operadas no âmbito da concessão do mercado aos holandeses da TCN. Salvaguardando que isso será um questão de gosto pessoal, o autarca sublinhou que, acima de tudo, não é possível manter o equipamento em estado de degradação profunda, "cheio de estacas e meio vazio".

    De uma coisa Rui Rio não tem dúvidas "Se um privado fizer do Bolhão um shopping, vai perder dinheiro". Mais: "Para que o privado tenha rentabilidade, o Bolhão tem de continuar a ser Bolhão, se for mais um centro comercial, definha". Tal como já tinha afirmado em Assembleia Municipal, Rio considerou que o novo Bolhão será inviável se não passar de mais um shopping.

    Mas reiterou, também, que não é possível manter o mercado com as mesmas características das primeiras décadas do século passado. "No Bolhão, terão de conviver a parte tradicional e a parte nova, adequadas ao século XXI", concretizou Rui Rio.

    Perante uma audiência que esgotou a sala de conferências da Quinta da Bonjóia, em Campanhã, o presidente da Câmara do Porto voltou a elogiar as virtudes das parcerias público-privadas, sublinhando que só com a concessão a privados é possível recuperar e revitalizar todos os equipamentos espalhados pela cidade Bolhão, Bom Sucesso, Ferreira Borges, Pavilhão Rosa Mota ou Teatro Rivoli. A Câmara nunca teria capacidade financeira para um intervenção global.

    Rui Rio fez questão de assinalar, também, que a propriedade dos equipamentos manter-se-á na Câmara, sendo que os edifícios estão protegidos pela respectiva classificação patrimonial. Nesse contexto, assinalou que a fachada do Mercado do Bolhão vai ser mantida, apesar de recuperada.

    O projecto da TCN pressupõe alterações no interior. O mercado tradicional passará a ter entrada pela Rua de Fernandes Tomás, ficando concentrado naquele piso, onde também passará a existir uma zona de restauração. O edifício terá, ainda, novas lojas. H.S.

in JN


Publicado por piriloni às 14:12
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Piriloni!!

Pesquisar neste blog

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
29
30
31


Posts recentes

Video de apresentação do ...

Tabela da análise compara...

10/05/08

Cordão Humano!

Pela voz de um estrangeir...

No Bolhão, a luta faz-se ...

TCN Portugal substituiu J...

TCN volta a desafiar Joaq...

Relatório sobre o Bolhão ...

Movimento defende referen...

Visitas!

Contador de acessos
Contador de acessos

Links úteis!

www.esec-padrao-legua.rcts.pt manifestobolhao.blogspot.com portovivosru.pt/ cidadescriativas.blogs.sapo.pt/ www.ua.pt/csjp/cidadescriativas/ www.cm-porto.pt

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

O nosso grupo!!

Somos quatro jovens estudantes pertencentes á escola secundária do Padrão da Légua. O grupo formou-se dentro das aulas de Área de Projecto e rapidamente tanto o tema como o nome do grupo surgiram espontaneamente. O nome do nosso grupo "Piriloni" surgiu de uma brincadeira em que juntamos iniciais dos membros do grupo. Criamos um nome sonante, marcante e divertido.

Subscrever feeds