Quarta-feira, 12 de Março de 2008

Tabela de informações (TCN; Joaquim Massena; Porto Vivo)

Objectivos dos Concursos lançados em 1992 e 2006
Joaquim Massena
TCN
 
* Manter o Património e as suas estruturas compositoras e de acessibilidade;  
* Reequacionar os espaços perdidos; 
* Acrescentar as infra-estruturas; 
* Evitar, com a construção, que os comerciantes e os seus utilizadores perdessem o hábito de o utilizar; 
* Respeitar as características arquitectónicas do espaço e manter a actividade comercial de venda de produtos frescos, previsto para o piso inferior designado por terrado, devendo ser mantida uma área equivalente ou superior à actualmente existente destinada a mercado tradicional.
 
* Aprovado em 1998 pela Câmara; 
* Mantém, o Mercado como símbolo do Comercio Tradicional; 
* Mantém, as características funcionais de Praça Aberta com abrigos pontuais em cada espaço; 
* Mantém, a galeria existente para o sector de restauração alimentar, apelativa e representativa da gastronomia da Região com esplanada coberta e do meio restante a galeria daria apoio a um sector de comércio livre, não alimentar, onde nas paredes envolventes seriam colocados os painéis alegóricos; 
* Acrescenta a galeria intermédia (por razões estruturais e de estabilização das paredes periféricas), para espaços comerciais, não alimentares, representativos da Região; 
* Mantém, o Terrado (Praça) com a mesma composição funcional, recuperando todo o edificado, para a venda de produtos alimentares sazonais na zona central e na lateral para produtos alimentares perecíveis com exigência de rede de frio; 
* Acrescenta, as infra-estruturas que serão realizadas de novo, tanto para as lojas do interior como para as do exterior do Mercado; 
* Recupera, no exterior as caixilharias serão colocadas com igual desenho e execução às originais, com as devidas correcções e adaptações às exigências funcionais do Comércio (iguais à aplicada na Relojoaria Mendonça, a qual cumpriu o Projecto de Reabilitação);
 
* Retira, todos os equipamentos das fachadas; 
Acrescenta, elevadores e escadas rolantes para uma cómoda mobilidade dos Visitantes e Comerciantes; 
* Acrescenta, na galeria um painel pictórico alegórico às actividades; - agrícola, vinícola com especial referencia ao vinho do Porto, navegação e mercantilismo e à terciarização de uma forma geral; 
* Acrescenta, a placa de identificação das respectivas actividades e de referencia à loja; 
* Acrescenta, em cave e sub-cave, um parque de estacionamento para o visitantes e residentes e armazéns com câmara de frio para armazenamento dos produtos alimentares; 
* Na altura o custo era de 12,5 milhões de euros, um valor que teria de ser hoje actualizado, até porque seria para ser construído em articulação com as obras do Metro do Porto; 
* As obras demorariam dois anos.
 
* Aprovada em Dezembro de 2007 
* Novas lojas, habitação e restauração no antigo mercado tradicional; 
* Manter a traça original e partilhar a área comercial tradicional com novas lojas, cerda de metade das quais de cultura, lazer e restauração; 
* Construção de um supermercado; 
* A actividade do comércio tradicional ficará numa escala mais reduzida; 
* A zona destinada ao mercado de frescos ficará acomodada no segundo piso, contígua à futura praça de alimentação, com entrada pela Rua Fernandes Tomás; 
* Os pisos zero e um, ambos cobertos, vão receber lojas «âncora» e de conveniência; 
* Nos torreões do edifício, vão ser criadas pequenas habitações complementares ou serviços compatíveis, nomeadamente para utilização pelos comerciantes; 
* O espaço ficará a céu aberto, havendo contudo uma cobertura amovível para proteger clientes e funcionários nos dias de chuva; 
* O projecto também contempla a construção de dois pisos subterrâneos para cargas e descargas e estacionamento com capacidade para 216 automóveis; 
* As obras demorarão 2 anos.

Publicado por piriloni às 14:30
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Somos quatro jovens estudantes pertencentes á escola secundária do Padrão da Légua. O grupo formou-se dentro das aulas de Área de Projecto e rapidamente tanto o tema como o nome do grupo surgiram espontaneamente. O nome do nosso grupo "Piriloni" surgiu de uma brincadeira em que juntamos iniciais dos membros do grupo. Criamos um nome sonante, marcante e divertido.

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